Chuva e vento forte atingiram Porto Alegre e a Região Metropolitana nesta quinta-feira (25). Há registros de quedas de árvores e postes, destelhamentos e falta de luz. Ao menos 526 mil pontos ficaram sem energia elétrica durante o temporal.
Do total, 330 mil são clientes da RGE. De acordo com a empresa, a chuva causou danos na rede elétrica da área de concessão. As equipes estão mobilizadas para executar os consertos e normalizar o fornecimento. Não há previsão de quando o serviço estará totalmente normalizado.
Na área da CEEE, 196 mil clientes ficaram sem energia, as áreas mais afetadas são as cidades da Região Metropolitana, além de Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Dom Pedrito e Camaquã. Em Porto Alegre, os bairros com mais ocorrências são Jardim do Salso, Jardim Botânico, Petrópolis, Bela Vista, Montserrat, Menino Deus, Partenon e Protásio Alves.
A falta de energia afetou o serviço da Trensurb. Entre as 17h e as 19h, a operação foi suspensa entre as cidades de Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo, com isso os trens circularam apenas entre as estações Mercado e Sapucaia. A Metroplan informou que reforçou a frota de ônibus para atender os usuários da Trensurb.
Gelson D'Ávila voltava para a casa do trabalho, quando ocorreu a suspensão de parte do serviço da Trensurb. Pegou o trem às 17h30min, na Estação Farrapos, em Porto Alegre, e uma hora depois seguia aguardando ônibus na Estação Sapucaia, para seguir para Novo Hamburgo:
— Está tudo um caos. Não houve aviso nenhum (por parte da empresa) nas caixas de som do trem e da estação.
As operações no aeroporto Salgado Filho também foram afetadas. O serviço foi suspenso às 16h47min devido à incidência de raios nas proximidades e retomado cerca de 30 minutos depois.
Estragos na Região Metropolitana
Em Cachoeirinha, o teto da Loja Lebes, na Avenida Flores da Cunha, desabou por volta das 16h30min. Segundo a assessoria, havia oito pessoas dentro da loja no momento do incidente. Não houve feridos.
A calçada em frente à loja foi interditada. Pela lateral do prédio, que é alugado, foi possível observar que, pelo menos, quatro das sete vigas de sustentação da parede cederam, deixando a estrutura inclinada. Um dos administradores do estabelecimento, que preferiu não se identificar, disse que a ventania foi muito forte na região.
Por volta das 19h40min, um grupo de 10 funcionários estava reunido em frente à loja — o motivo não foi informado pelo gestor do estabelecimento, que não quis se manifestar. A assessoria de comunicação informa que não há previsão de abertura da loja. As vendas da black friday serão direcionadas para outra loja que há no shopping. Atuaram no local, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil e Guarda Municipal.
A esteticista Rosane Sostizzo, 55 anos, tem seu estabelecimento no prédio vizinho ao da Lebes. Ela comenta que assistiu ao temporal da sua janela no décimo andar:
— Não consegui ouvir na hora que aconteceu porque o vento estava forte demais. Fazia muito tempo que não via um temporal assim.
Em Montenegro, os bombeiros informam ao menos 50 árvores caídas, 20 casas destelhadas. Em Viamão, houve apenas dois chamados com quedas de árvores. Já em São Leopoldo, o Corpo de Bombeiros atendia a sete chamados sobre árvores caídas nas ruas e em frente a portões de casas.
Devido ao temporal que atingiu Esteio, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informou que cancelou a programação do evento que acontecia este final de semana no Parque Assis Brasil. No local, seria realizada a Final do Freio do Proprietário, Inclusão de Ouro e Concurso de Guasqueiros. A decisão foi tomada pela gestão da ABCCC, com a orientação da equipe responsável pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) do evento e também em alinhamento com o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil.
Porto Alegre
Na Capital, ao menos duas vias chegaram a ficar completamente bloqueadas devido à queda de árvores: a Avenida São José do Norte, número 57, e Rua Guilherme Alves, 561. Houve pelo menos outros quatro registros de queda de árvores, um deles na Rua Botafogo com a Avenida Getúlio Vargas.
Três vias também foram bloqueadas parcialmente devido àqueda de postes: a Rua Visconde de Pelotas com a Avenida Menna Barreto; na Rua Dom Diogo de Souza, 600; e na Estrada das Batillanas, 87, onde fios rompidos estão sobre a via.
Além disso, a EPTC registrou acúmulo de água com bloqueio parcial na Avenida Otto Niemeyer, entre a Sílvio Silveira Soares e a Cavalhada.
Houve ainda registro de trânsito intenso na saída e na chegada de Porto Alegre na Avenida Castello Branco e na freeway. Além disso, ao menos 19 semáforos ficaram fora de operação durante o temporal:
- Na Avenida Ipiranga com a Rua Múcio Teixeira, no bairro Menino Deus
- Na Avenida Protásio Alves, entre a Rua Mariante e Avenida Carlos Gomes
- Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 300
- Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2300
- Av. Sertório x Emílio Lúcio Esteves
- Av. Sertório x Rio São Gonçalo
- Rua Antônio Joaquim Mesquita x Rua Umbú
- Rua Dr. Salvador França x Rua Antônio Carlos Tibiriçá
- Av. Bento Gonçalves X Rua Marista
- Av. Ipiranga x Rua Frei Germano
- Rua Prof. Cristiano Fischer, entre as avenidas Protásio Alves e Ipiranga
- Av. Dr. Nilo Peçanha x Rua Carlos Trein Filho.
- Av. Prof. Oscar Pereira x Av. da Azenha (AMARELO PISCANTE)
- Rua Dr. Salvador França x Rua Antônio Carlos Tibiriçá
- Av. Bento Gonçalves X Rua Marista
- Av. Ipiranga x Rua Frei Germano
- Av. Sertório x Emílio Lúcio Esteves
- Av. Sertório x Rio São Gonçalo
- Rua Antônio Joaquim Mesquita x Rua Umbú