A Guarda Municipal de Porto Alegre e a Polícia Militar tiveram de dispersar novas aglomerações na noite de sexta-feira (2), nos bairros Moinhos de Vento e Centro Histórico. Ainda testemunharam grande número de pessoas na Orla do Guaíba, no amanhecer deste sábado (2).
Por volta das 5h45min deste sábado, um grupo de pessoas permanecia na Orla do Guaíba, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Com música alta, concentravam-se na calçada próximo a algumas bancas que vendiam comida. Muitas das pessoas não usavam máscara.
Segundo o comandante da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Fabiano Xavier, é frequente a presença de grupos na região da Orla antes das 6h.
– Muitos dependem de ônibus e por isso se concentram ali até que possam ir para casa.
No começo da noite, a Guarda Municipal também fiscalizou estabelecimentos na Rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento. Em ação integrada, a Brigada Militar ainda dispersou cerca de 300 pessoas na Rua Padre Chagas com a Rua Luciana de Abreu. Em frente ao Hotel Sheraton, na Olavo Barreto Viana, uma operação Balada Segura foi montada.
Por volta das 3h do sábado, um efetivo da Guarda Municipal ainda desfez uma aglomeração de cerca de 250 pessoas na Praça dos Açorianos, no Centro Histórico, após denúncia de som alto. Segundo autoridades, a maioria teria dispersado e solicitado aplicativos de transporte, enquanto parte caminhou para a Orla do Guaíba — ninguém foi detido.
As autoridades não dispersaram aglomerações no bairro Cidade Baixa.
Na última terça-feira (28), a prefeitura de Porto Alegre divulgou ter criado uma força-tarefa para estabelecer regras e diretrizes para presença do público e funcionamento de bares no bairro Moinhos de Vento.
As ações definidas pela força-tarefa também serão executadas em outros bairros e locais de aglomeração de público na Capital, segundo o Executivo municipal.