O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, estará em Brasília até a próxima quinta-feira (16) para cumprir uma série de agendas na capital federal. Os compromissos começaram nesta segunda (13), quando Melo se reuniu com superintendentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para tratar da doação do prédio da Usina do Gasômetro para o município.
Oficialmente, o Gasômetro pertence à Eletrobras, mas o local foi cedido temporariamente à capital gaúcha em 1982. O que a prefeitura quer, agora, é a doação definitiva do prédio. Isso porque a Eletrobras é uma das estatais que estão no radar de privatizações por parte do governo federal. O Executivo entende que o Gasômetro é um cartão-postal da cidade e exerce um papel importante no cenário cultural do Estado.
Melo chegou a fazer um pedido formal ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a doação, em julho deste ano. Atualmente, a Usina do Gasômetro está passando por reformas, que devem ser concluídas no primeiro semestre de 2022.
Sobre o encontro de hoje, o prefeito disse que a Aneel ficou de avaliar o tema e tentar encontrar "a solução mais rápida".
— Esperamos ter um desfecho. Vamos continuar negociando com o Patrimônio da União e estamos muito confiantes de que vai dar certo. Agora, a burocracia mata, né? Essa é a verdade. Mas não vamos desistir — avaliou.
Saúde, política e habitação
Ainda na esfera cultural, Melo deve se reunir com o secretário especial de Cultura do governo Bolsonaro, Mario Frias. O prefeito de Porto Alegre irá ao Ministério da Saúde para conversar sobre vacinação contra a covid-19 com a secretária de Enfrentamento à Pandemia, Rosana Leite de Melo, e outras pautas relacionadas ao coronavírus e à saúde.
A agenda na Esplanada dos Ministérios inclui ainda um encontro com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e com o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos. O prefeito, que chegou a Brasília na tarde desta segunda, também irá ao Congresso Nacional para diversas reuniões com políticos gaúchos e com parceiros de MDB, como o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi.
Na terça-feira, às 8h45min, Melo estará em uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos para discutir a desoneração do transporte público. A ideia é que o governo reduza impostos federais para ajudar a tirar o setor da crise.