Depois de meses escondidos por tapumes e andaimes, a estátua de Orfeu, as figuras híbridas de animais mitológicos e os medalhões que decoram o imóvel de número 1.891 da Benjamin Constant foram revelados nesta semana. O restauro da fachada quase centenária do antigo Cine Astor faz parte das obras de um hotel de bandeira internacional no bairro Floresta, na zona norte de Porto Alegre.
Liderados pelo arquiteto especialista em conservação e restauro do patrimônio cultural Lucas Volpatto, os trabalhos começaram em janeiro e terminaram no mês passado. Os tapumes foram retirados na segunda-feira (23) para recuperação da calçada.
Os trabalhos na edificação, datada de 1923, descobriram uma parte da fachada original que estava há décadas escondida com plaquetas de granitina verdes.
— No térreo, haviam coberto toda a fachada original, que tem os arcos das portas com vidros coloridos no formato da bandeira do Brasil. Achar isso foi o mais legal desse resgate — conta Volpatto.
O prédio foi construído para ser o grande Theatro Orpheu, com 1.395 lugares. Exibia filmes e realizava apresentações musicais e peças de teatro à noite. Após uma reforma nos anos 1960, virou Cine Astor, funcionando até 1993, quando fechou as portas. Ficou décadas abandonado e teve a parte interna demolida, sobrando apenas a fachada.
Em estilo eclético, ela é toda decorada com medalhões, balaústres, carrancas com pegada mística. Ao centro, na parte superior, fica a escultura em argamassa do homenageado Orfeu, figura da mitologia grega que encantava pássaros, árvores e até as pedras com o som da sua lira.
Volpatto lembra que o Theatro Orpheu remete ao apogeu da região do 4º Distrito, que tem poucos prédios de arquitetura eclética preservados.
— Esse restauro dá uma nova dinâmica para a esquina, que estava esquecida, desbotada. Sem dúvida, ela ganha uma vida nova — opina.
O Hotel Moov está com as obras quase prontas. Segundo Daniel Brites, diretor- geral da Endutex Hotéis Brasil, empresa do grupo português Endutex, os trabalhos devem se encerrar até setembro, mas ainda não há previsão de abertura.
— Não temos uma data porque não depende só de nós, estamos na fase da vistorias, da documentação para habilitação do prédio — explica.
A pandemia acabou atrasando os planos da empresa, em razão das interrupções nos trabalhos e da dificuldade para obter materiais. O empreendimento terá 156 quartos, atuando em um segmento econômico. A rede já tem um hotel em Curitiba, que soma-se a quatro em operação em Portugal.