Agentes da Guarda Municipal e da Brigada Militar (BM) dispersaram cerca de 1,5 mil pessoas em pontos de aglomeração em Porto Alegre entre a noite de sexta-feira (13) e a madrugada deste sábado (14). As ações ocorram em quatro pontos da Capital.
Em um dos locais, um homem foi detido e encaminhado para a Polícia Civil por desacatar e ameaçar os agentes. A ação tem como objetivo o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.
As pessoas abordadas durante a ofensiva estavam concentradas em pontos dos bairros Moinhos de Vento, no cruzamento das ruas Padre Chagas com Luciana de Abreu; Cidade Baixa, no cruzamento da Rua da República com a Lima e Silva e na Rua João Alfredo; e na Praça Mazzola Rodrigues, na Vila Farrapos. Elas estavam em via pública, segundo a Guarda Municipal.
O homem detido estava no bairro Moinhos de Vento. Ele não teve o nome divulgado.
O maior ponto de aglomeração foi registrado na Cidade Baixa. Os dois locais alvos da ofensiva no bairro concentraram cerca de 70% das pessoas abordadas, segundo o comandante da Guarda Municipal da Capital, Marcelo Nascimento.
A ação faz parte da operação integrada Esforço Concentrado, que também contou com efetivo da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Diretoria Geral de Fiscalização de Porto Alegre.