A partir da próxima segunda-feira (5), as pessoas que já são consideradas curadas da covid-19, mas que ainda enfrentam sequelas da doença poderão buscar um atendimento específico em Porto Alegre. O serviço de acompanhamento para recuperados do coronavírus será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
O primeiro passo para buscar o auxílio é seguir até uma unidade de saúde da Capital. Lá, a equipe de enfermagem será responsável pelo plano de cuidado do paciente e encaminhamentos às demais especialidades.
Dependendo do caso, a pessoa poderá ter o acompanhamento na própria unidade de saúde. Em ocorrências mais complexas, os pacientes serão encaminhados ao Centro de Saúde IAPI. Situações que exijam avaliações mais detalhadas, como tomografias e outros exames, contarão com o apoio do Hospital de Clínicas — que já tem este serviço em atividade há mais tempo.
Nesta primeira etapa, o atendimento será feito em 10 consultas semanais. Serão oferecidas especialidades como nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, fisiatria e educador físico, este último com o apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
A partir de agosto, o serviço ganhará o reforço de alunos e professores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e Unisinos.
Conforme a SMS, o tratamento pós-covid é especialmente importante para os que passaram longos períodos em leitos clínicos e mais ainda para aqueles que estiveram internados em UTIs.