Uma operação integrada entre Guarda Municipal, Brigada Militar e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dispersou três aglomerações com cerca de 850 pessoas em Porto Alegre. A ação ocorreu entre a noite de sexta-feira (2) e a madrugada deste sábado (3), nos bairros Moinhos de Vento, Centro Histórico e Cidade Baixa.
Segundo os agentes, aproximadamente 500 pessoas estavam aglomeradas na Rua Fernando Machado, no Centro Histórico. Já na esquina das ruas Padre Chagas e Luciana de Abreu, no Moinhos de Vento, havia cerca de 200 pessoas, e na esquina das ruas General Lima e Silva e da República, na Cidade Baixa, 150 pessoas.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, o intuito da operação é garantir a segurança sanitária da população e a manutenção dos protocolos da covid-19.
— Nosso objetivo é garantir o lazer com desenvolvimento das atividades econômicas, sem deixar de cumprir as determinações legais a fim de manter a ordem e a segurança sanitária da população — afirmou.
Denúncias de aglomerações devem ser feitas pelos telefones 153 e 156.
Balada Segura
A equipe da EPTC, com apoio da Guarda Municipal e da BM, também realizou a operação Balada Segura na madrugada deste sábado. A ação, que ocorreu no Moinhos de Vento, resultou em 38 veículos fiscalizados, dos quais 28 foram autuados e cinco recolhidos. Também foram recolhidas 12 carteiras de habilitação. O intuito é evitar a circulação de veículos com documentação irregular, assim como identificar condutores desabilitados ou dirigindo alcoolizados.