Passageiros sintomáticos que desembarcarem no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e ficarem hospedados por pelo menos quatro dias na capital gaúcha, poderão fazer testes do tipo RT-PCR para detecção do coronavírus gratuitamente.
A prefeitura anunciou a mudança no sistema de controle sanitário feito no aeroporto. O protocolo para garantir o acesso ao exame e o fluxo para atendimento da demanda estão em construção e serão divulgados nos próximos dias.
Segundo o Diretor da Vigilância em Saúde da capital, Fernando Ritter, o objetivo é seguir monitorando a possível entrada de novas variantes do coronavírus na cidade. Ritter avalia como satisfatório o período de 14 dias, no qual foram realizados mais de 6.203 testes rápidos.
— Foi ótimo o período da ação. O que mais nos chama a atenção é o fato de que mais da metade das pessoas que testaram positivo já chegaram relatando estarem sintomáticas. Outra situação é o uso equivocado de máscaras não adequadas. Vamos passar a oferecer a testagem para pessoas que desembarcarem em Porto Alegre e que ficarem na cidade — afirma Ritter.
Durante os dias de ação, foram detectados 55 casos positivos de coronavírus. O sistema de controle atuou nos três turnos, da chegada do primeiro voo até o último do dia pousar na cidade.