Após a localização dos corpos dos bombeiros desaparecidos no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o governo do Estado se prepara para encaminhar uma nova etapa de trabalhos. De acordo com o vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, nesta quinta-feira (22) haverá a desmobilização das equipes de resgate e o início da fase de demolição do prédio.
— Nossa solidariedade a todo o Corpo de Bombeiros do Estado. Há exatamente uma semana, estávamos conversando com vocês sobre o trabalho de resgate, que finaliza hoje graças ao empenho e dedicação de todos que trabalharam 24 horas por dia — afirmou o vice-governador, durante entrevista coletiva após o encontro dos corpos do 1° tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2° sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.
— Se encerra esta etapa de mobilização e amanhã com certeza já não vai ter mais movimentação nesta área. Passamos daí a um segundo momento da demolição total deste prédio, que já está condenado pela área técnica — completou.
Ainda não há previsão para demolição do prédio, mas Ranolfo espera, em um cenário otimista, poder executá-la em 40 dias. Trata-se de um trabalho altamente especializado.
No final de semana, as equipes que realizavam buscas fizeram escoramento de estruturas de concreto e metal. Foi realizado um novo levantamento do prédio com imagens de drone para identificar os pontos de maior fragilidade e a necessidade de escoramento.
Bombeiros localizados
Às 23h15min desta quarta-feira (21), os bombeiros retiraram dos escombros do prédio da Secretaria de Segurança Pública o corpo do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51 anos. Ele foi localizado próximo ao local onde estava o tenente Deroci de Almeida da Costa, 46 anos, encontrado às 18h30min.
Os dois agentes estavam desaparecidos desde a última quarta-feira (14), quando ocorreu o incêndio na sede da SSP. Mais de 120 bombeiros realizavam as buscas nesta noite. O trabalho foi reforçado na última terça-feira (20) com a chegada de cães farejadores de Santa Catarina.