Os contribuintes da Capital que optaram por parcelar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 10 vezes têm até a quarta-feira (31) para fazer o primeiro pagamento. Segundo a prefeitura, as guias com a nova data já foram enviadas pelo correio e também podem ser retiradas pela internet.
O público-alvo do parcelamento são os cerca de 148 mil contribuintes que ainda não quitaram ou parcelaram o imposto. O objetivo da Receita Municipal é que o índice de regularização atinja 90% até o final do ano.
Conforme o superintendente da Receita Municipal, Christian Justin, a adesão ao parcelamento oportuniza a regularização, sem onerar demasiadamente os contribuintes.
Do total dos valores arrecadados do IPTU, pelo menos 25% é destinado à educação, e 15%, aplicado em saúde, conforme a Constituição. O restante é utilizado em serviços prestados pela prefeitura à população.
Onde acessar as guias
Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga até o dia 31 de março. Caso não tenha recbido a guia pelo correio, o contribuinte pode consultar e imprimir a mesma a partir da aba IPTU no site da prefeitura de Porto Alegre; aí basta clicar no primeiro ícone, "Imprima a Guia", e, em seguida, em "Emitir Guia".
Para gerar o documento, é preciso inserir a inscrição do imóvel (que também pode ser pesquisada no site, através do CPF do titular e endereço).
As guias dos meses seguintes serão enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado.
As parcelas vencem sempre no último dia útil de cada mês. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria Municipal da Fazenda indica o débito em conta. Este ano, também foi disponibilizado ao contribuinte pagar com o cartão de crédito.
Rede bancária
O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.
Mais informações podem ser obtidas no site da prefeitura ou pelo Portal de Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda.