A prefeitura de Porto Alegre confirmou a realização da Feira do Peixe no Largo Glênio Peres, no centro da Capital. A 241ª edição ocorrerá entre terça-feira (30) e a Sexta-feira Santa (2), reunindo somente 13 bancas de venda de pescados. Também haverá pontos nos bairros Restinga e Belém Novo. A montagem das barracas está prevista para esta sexta-feira (26).
Diferentemente do ano passado, o evento de 2021 será realizado na área aberta — em 2020, a venda de pescados ocorreu dentro do Mercado Público, com uma tabela única de preços, e houve filas para entrar no prédio. A prefeitura afirmou que vai adotar medidas para evitar aglomerações, e frisou que, na próxima segunda-feira (29), uma reunião vai tratar do tema.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, afirmou que somente 13 bancas vão vender pescados — em 2019, eram 54. Todas terão distanciamento de quatro metros entre uma e outra.
Lorenzoni avalia que essas medidas poderão garantir espaçamento e cuidados sanitários:
— Será em ambiente aberto, teremos um cuidado, controle e direcionamento das pessoas, para evitar aglomerações. Tem uma preocupação forte com a segurança. Teremos protocolos, água e álcool gel para todos. Teremos cuidados com a saúde, mas garantindo realização do evento.
A reunião da próxima segunda-feira vai contar com a participação do prefeito Sebastião Melo, de representantes da Guarda Municipal e outros entes públicos. A ação é promovida pela prefeitura de Porto Alegre e pescadores da Colônia Z-5 e da Associação de Pescadores do Extremo Sul. Cerca de 250 famílias são beneficiadas com a venda dos peixes.
Serviço
Feira do Peixe — Centro
30 de março a 2 de abril
8h às 20h
Largo Glênio Peres
Feira do Peixe — Restinga
31 de março a 2 de abril
8h às 20h
Esplanada da Restinga
Feira do Peixe — Extremo Sul — Belém Novo
30 de março a 2 de abril
8h às 20h
Rua Dr. Cecílio Monza, 10.901