O Hospital Álvaro Alvim, localizado no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, foi cedido pela União à prefeitura da Capital por um ano por meio de dispensa de licitação. O local, administrado pelo Hospital de Clínicas, está fechado desde abril de 2020. A autorização está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).
Conforme o documento, a liberação de uso do prédio ocorre para reativação dos atendimentos hospitalares no local. O objetivo é receber pacientes com covid-19 — hospitais da Capital registram alto número de internados em leitos clínicos e de UTI.
Segundo o secretário de Saúde da Capital, Mauro Sparta, o local está em boas condições e conta com iluminação, elevadores e gerador, já que esteve em operação até pouco tempo atrás. Mas há um empecilho: um laudo antigo mostrava que, em razão da existência de uma pedreira na região, poderia haver chance de deslizamentos. Por isso, a prefeitura solicitou nova avaliação do Exército:
—Esse laudo já tem algum tempo. Fizemos a última visita ao local junto com a direção da UFRGS e decidimos solicitar ao Exército um laudo atualizado da situação. Mas, informalmente, disseram que (o problema) não é tão grande como parecia no passado. Vamos ter um laudo atualizado rapidamente, para depois ver as medidas que temos que tomar para que o Álvaro Alvim tenha condições de receber pacientes, se houver essa necessidade — disse, em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais da prefeitura.
Para GZH, o prefeito Sebastião Melo confirmou que o local não será usado de forma imediata. A ideia da prefeitura é estabelecer uma parceria público-privada para a reativação da estrutura:
— O plano é recuperar o local com um parceiro de gestão que possa assumir o espaço. Mas isso depende do laudo de engenharia.
O Exército confirmou que esteve no local para o reconhecimento do espaço. Neste procedimento, são coletados dados como dimensões, localização e segurança da área, entre outros.
O documento publicado no Diário Oficial menciona uma cogestão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procurada, a UFRGS informou que não fará atendimento hospitalar na área.
"A universidade iria utilizar o local para realocar setores ligados à saúde dos servidores da própria UFRGS. Devido à pandemia, a prefeitura de Porto Alegre pediu preferência da área para reativação dos atendimentos hospitalares, com o emprego de múltiplas ações de enfrentamento da covid-19, o que foi concedido por um ano. Caso a UFRGS posteriormente não venha a utilizar o local, o mesmo retorna para a União", diz trecho da nota.
Fechado há quase um ano
Antigo Hospital Luterano da Ulbra, o Álvaro Alvim foi repassado ao Hospital de Clínicas em 2011. O principal atendimento no local era da área de psiquiatria de adição, com 22 leitos para pacientes com dependência química de álcool ou drogas. Outros 27 leitos eram usados para retaguarda. Não havia, portanto, atendimento direto ao público com portas abertas.
Chamado de Unidade Álvaro Alvim, o espaço foi fechado temporariamente em abril de 2020, quando os profissionais foram realocados para a sede principal do Clínicas para reforçar o combate à pandemia.
Em setembro, a administração anunciou que o local não seria reaberto. Já havia um plano de encerramento das atividades para a otimização de recursos e manutenção da sustentabilidade da instituição, e a pandemia acelerou o processo — de forma que não valeria a pena reabrir o prédio para voltar a fechá-lo novamente mais tarde. O local está vazio.