Levantamento feito pela Rádio Gaúcha com base nos dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apontou uma estimativa de queda de 9,7% na circulação de veículos trafegando pela cidade nesta semana. A comparação foi feita analisando as informações de tráfego dos dias 22, 23 e 24 de fevereiro (segunda, terça e quarta) e comparando com o mesmo período da primeira semana de março.
A EPTC analisa o total de veículos que passam por cada faixa de rodagem em cada um dos mais de 20 pardais e lombadas eletrônicas espalhados pela cidade criando uma média. Os dados totais de tráfego não foram informados pois a EPTC entende que a atual metodologia é a mais adequada para analisar o fluxo de veículos.
Outro dado que chama atenção diz respeito ao total de veículos entrando em Porto Alegre. A redução entre a semana passada e esta foi de apenas 1%, conforme os dados informados pela prefeitura da Capital. A reportagem consultou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. Segundo ele, a redução de veículos é importante.
— Isso não é uma redução tão grande, mas é sim significativa. Alguns setores como construção civil estão trabalhando com um número significativo de Trabalhadores. E vários estabelecimentos com serviços internos. Sobre a entrada de veículos, a queda é pequena, mas é importante destacar que o número de passageiros pode ter caído — isse ele.
Desde o último sábado, todas as cidades do Rio Grande do Sul encontram-se na bandeira preta do regime de distanciamento controlado. Devido a isso, diversos serviços e atividades econômicas estão suspensos, o que afeta diretamente na movimentação de veículos pela cidade.