A Secretaria Municipal de Educação (Smed) confirmou nesta quinta-feira (11) que depositará, na semana que vem, os salários de dezembro dos trabalhadores ligados a empresa terceirizada que era responsável por merendas e limpeza das escolas municipais. O pagamento será feito ao sindicato da categoria, mas ainda não há dia previsto.
Nesta quinta-feira, ex-funcionárias da empresa Multiclean protestaram em frente à prefeitura e à sede do Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e de Serviços Terceirizados em Asseio e Conservação no Estado do Rio Grande do Sul (Seeac). Elas pedem pelo pagamento dos salários de dezembro e a liberação dos valores referentes a novembro – que já foram quitados, mas estão em juízo.
Conforme as trabalhadoras, o pedido é para que o sindicato entre com uma solicitação para a Justiça liberar, pelo menos, uma parte do valor debitado pelo município. A quantia diz respeito ao salário de novembro e à rescisão com a Multiclean, que teve o contrato rompido com o município ainda na gestão passada.
A prefeitura de Porto Alegre confirmou que houve o atraso no pagamento dos meses de novembro e dezembro em função de questões contábeis da troca da gestão e a mudança nos ordenadores de despesa.
GZH tenta contato com o Seeac, mas ainda não obteve retorno.