A Secretaria da Saúde de Porto Alegre decidiu recolocar os quilombolas na primeira faixa de vacinação, que está em andamento desde o recebimento das primeiras doses de CoronaVac. Conforme a pasta, a vacinação dos quilombolas e indígenas deve se iniciar na próxima semana.
— Seguem os mesmos critérios dos indígenas, que são povos que moram coletivamente, que têm uma cultura, uma história e muitas pessoas idosas — destacou o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, durante live com o prefeito Sebastião Melo.
O plano de vacinação do Ministério da Saúde, reproduzido no plano municipal, já previa a imunização de quilombolas na primeira fase, junto com os indígenas. Contudo, informe técnico do Ministério da Saúde, emitido no dia 18 e seguido pela prefeitura da Capital, deixou o grupo de fora da destinação das primeiras doses, destacando a escassez do imunizante.
Com a reinclusão dos quilombolas na primeira linha de prioridades, Porto Alegre toma decisão semelhante ao Estado de São Paulo. O governo do Rio Grande do Sul, até o momento, segue a última orientação federal e adia a vacinação das populações remanescentes de quilombos.