Pelo segundo dia seguido, empregados da MG Terceirização, que presta serviço de desobstrução e limpeza de esgotos na rede pluvial ao Departamento Municipal de Água e Esfoto (Dmae),protestaram bloqueando avenidas em Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira (22), as manifestações ocorreram na Ipiranga, Sertório e Wenceslau Escobar.
Eles reclamam atraso no pagamento dos salários por parte da empresa. O bloqueio da Avenida Ipiranga com a Rua La Plata, bairro Jardim Botânico, começou às 8h30min. O grupo de cerca de 20 pessoas com uniforme da empresa interrompia totalmente o sentido bairro-centro em determinados momentos. Depois, passaram a ocupar duas faixas. A pista foi liberada às 10h, mas o grupo prometeu voltar após as 16h30min.
Um dos empregados, Renê de Souza Martins, 32 anos, trabalha há dois anos na empresa e diz que os salários sempre atrasaram. Ele garante que o protesto vai continuar até que o dinheiro seja depositado.
— A gente só vai parar um pouco e retorna depois do meio-dia. Queremos o nosso salário.
Na Avenida Wenceslau Escobar com Castro de Menezes, no bairro Tristeza, a manifestação começou por volta das 9h e terminou pouco depois das 10h. Na Avenida Sertório com a Rua Rio São Gonçalo, no bairro Passo D’areia, o bloqueio também teve início por volta das 9h e durou uma hora e meia. Ainda há muito congestionamento no trecho.
Na manhã passada, o protesto ocorreu somente na Ipiranga e na Sertório. Por nota, o Dmae reforça que os repasses a empresa estão em dia e que já notificou a MG Terceirização para que retome os trabalhos. GZH tenta contato com a empresa desde quinta-feira pelos telefones informados no site, mas não há retorno.
Nota do Dmae
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que a paralisação dos funcionários da MG Terceirizações e Serviços, responsáveis pela manutenção e limpeza de redes de drenagem da Capital, ocorre porque a empresa não realizou o pagamento dos salários. Os pagamentos por parte do departamento à MG Terceirizações e Serviços estão em dia. A direção-geral do Dmae já notificou a MG para que volte ao trabalho. O próximo pagamento está programado para o dia 26 de janeiro de 2021.