A embarcação que vinha de Rio Grande e encalhou na manhã de sexta-feira (22), bem em frente ao Cais Mauá, em Porto Alegre, foi rebocada e desencalhada às 14h deste sábado (23). O navio Arietta, com bandeira de Malta e carregado com 10,35 mil toneladas de fertilizantes, transitava no canal com o máximo do limite permitido em relação à profundidade, que é de 5,18 metros. Ao dar passagem para outro barco, a embarcação maior acabou saindo do canal e encalhando.
Dois rebocadores trabalharam durante toda a sexta-feira para desencalhar o navio, mas não tiveram sucesso. Neste sábado, um plano de reboque foi apresentado pelos representantes da embarcação à Capitania Fluvial de Porto Alegre, e foi executado com sucesso. Não foram registrados danos à estrutura do navio.
As circunstâncias do ocorrido serão investigadas pela Marinha do Brasil, mas a principal hipótese é que o encalhe tenha sido causado por uma manobra feita pelo comandante. A Superintendência do Porto de Rio Grande suspeita que o navio tenha aberto caminho para outras duas embarcações menores passarem, saindo do canal ideal para tráfego no Lago Guaíba.