Um cardume de tilápias reproduzindo dentro das águas poluídas do Arroio Dilúvio foi registrado pelo repórter fotográfico Lauro Alves na manhã desta segunda-feira (28). A cena se deu perto do cruzamento da Avenida Ipiranga com a Rua João Guimarães, no bairro Santa Cecília. Nelson Fontoura, doutor em Zoologia e Diretor do Instituto de Meio Ambiente da PUCRS, explica que a área circular que é possível ver na foto, ao redor dos peixes, é um ninho.
O especialista relata ainda que o fato de estar ocorrendo reprodução no arroio é um bom indicativo, pois demonstra que há qualidade suficiente da água para a vida dos peixes. Mas pondera que também há um ponto negativo: essa espécie não é nativa do local:
— A espécie em si é um problema, pois é espécie exótica. É africana, importada para piscicultura, mas fugiu de criadores e está estabelecida, competindo com espécies nativas.
De acordo com Fontoura, a introdução de espécies exóticas é a segunda maior causa de perda de biodiversidade, depois da alteração de hábitat.