Uma aeronave de grande sucesso na aviação brasileira está sendo leiloada em Porto Alegre. Trata-se da sucata de um Boeing 727, da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). O avião pertence ao Boulevard Laçador, shopping localizado ao lado do aeroporto Salgado Filho, na zona norte da Capital. O modelo com três motores, de matrícula PP-VLD, foi o terceiro a ser operado no Brasil a partir da década de 1970. O lance inicial no site do leiloeiro é de R$ 40 mil.
A sucata do avião foi adquirida pelo empreendimento no ano de 2012 em um leilão judicial, e está disponível para locação e desenvolvimento de projetos. O avião permanece estocado ao ar livre, ao lado da pista do Salgado Filho. Por meio de nota, o Boulevard Laçador explicou que, "numa decisão estratégica", a unidade será mantida "em leilão caso não surjam oportunidades de locação".
O modelo Boeing 727 começou a ser visto no céu do Brasil em outubro de 1970, quando a Varig adquiriu suas quatro primeiras unidades, com as matrículas PP-VLD, PP-VLF, PP-VLG e PP-VLH vindas diretamente da fábrica da Boeing.
A unidade que está disponível no certame voou com passageiros até agosto de 1989, quando foi convertida para cargueiro. Em julho de 1999, sofreu danos quando ocorreu uma explosão durante manutenção no hangar 4 da área industrial da Varig, no Salgado Filho. O avião foi recuperado e continuou voando para a companhia até novembro de 2000, quando foi transferido para a VarigLog. Na subsidiária de cargas, voou até dezembro de 2006, quando foi estocado no pátio da área de manutenção da companhia.
Apesar do tempo parado, o modelo conserva alguns dos instrumentos e painéis. O avião já não conta com nenhum dos três motores, sendo que apenas a carenagem do esquerdo e o de cauda estão presentes. Do lado de dentro, o trijato não tem poltronas, já que era utilizado no transporte de cargas. No cockpit, faltam instrumentos na cabine. As imagens disponibilizadas pelo leiloeiro mostram os assentos para até três tripulantes. Em outra foto, é possível identificar a caixa-preta — de cor laranja — que guardava os dados de voo.
Se houver interessados na aquisição, o novo dono deve ser conhecido no próximo dia 23 de outubro. Os detalhes do certame e imagens do avião podem ser conferidos neste site.
O que diz o Boulevard Laçador
O avião pertence ao Boulevard, e está disponível para locação e desenvolvimento de projetos desde 2012. Por decisão estratégica da empresa, será mantido em leilão caso não surjam oportunidades de locação. A empresa criou, inclusive, um canal específico para receber propostas para o avião através do email: 727@boulevard.com.br