A previsão de chuva para este fim de semana volta a colocar famílias em estado de vigilância na Região Metropolitana. Duas bacias estão em condição de alerta: a dos rios Gravataí e do Sinos.
Boletim hidrológico divulgado pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) na manhã deste sábado (12) aponta que o Rio Gravataí está mais de dois metros acima do normal — às 9h, chegava a 4,43 metros, sendo que o normal são 2 metros. Apesar de as últimas medições apontarem estabilidade, o rio saiu da calha em alguns pontos de áreas de várzea.
Já o Rio do Sinos chegava a 5,09 metros na medição das 9h em Campo Bom, sendo que o normal são 2 metros. O boletim da Sema aponta que o nível da água está subindo lentamente, assim como ocorre em São Leopoldo.
Com a instabilidade que paira sobre o Estado, a Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em todo o Estado até domingo (13). Assim, outras 11 bacias hidrográficas estão em condição de atenção: Quaraí, Ibicuí, Butuí-Icamaquã, Piratinim, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Lago Guaíba e Litoral Médio.