Lojistas consideraram um avanço o decreto da prefeitura de Porto Alegre que permite que o comércio abra mais um dia na semana. No entanto, as entidades ligadas ao setor ainda esperam por um período maior de liberação.
Publicado nesta sexta-feira (14), o documento libera funcionamento de lojas entre segunda e quinta-feira — antes era de quarta a sexta-feira.
— No decreto publicado nesta sexta-feira houve um avanço, pois ganhamos mais um dia de trabalho. No entanto, acreditamos que seria possível permitir a abertura das lojas de segunda-feira à sábado, inclusive com a possibilidade de flexibilizar os horários de funcionamento —explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Irio Piva
O Sindicato dos Lojistas da Capital (Sindilojas) também acredita que seria possível permitir o funcionamento por mais dias da semana. O presidente da entidade, Paulo Kruse, ressalta, no entanto, que é preciso compreender as regras estaduais.
— Poderíamos ser contemplados com a possibilidade de abertura de segunda a sexta-feira. No entanto, entendemos que o decreto do governo do Estado não permite essa liberação até o momento. A nossa expectativa é de que na próxima segunda-feira ocorra alguma mudança em relação a isso – afirma o presidente do Sindilojas.
O decreto começa a valer partir da segunda-feira (17). No entanto, a prefeitura não estabelece no decreto até quando as novas determinações terão validade.