Com a cheia do Guaíba, um dos cartões-postais de Porto Alegre começa a ser encoberto pela água. Neste sábado (11), a Orla Moacyr Scliar amanheceu com parte da vegetação alagada. A enxurrada avançou próximo às faixas de pedestres e de ciclistas. Ao lado da Usina do Gasômetro, a faixa de areia está quase toda encoberta pela água.
Em medição realizada às 3h, a Defesa Civil informou que o nível do Guaíba na régua do Cais Mauá está em 2m59cm. O normal é 1m20cm. Ou seja: o lago que banha a Orla Moacyr Scliar mais que dobrou a marca de volume d’água. Vista da calçada da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a passarela que avança sobre o lago está rente à água.
A orla está fechada por decreto para uso de pedestres há uma semana, e não foram vistas pessoas caminhando pela área por volta das 6h deste sábado. Uma viatura da Guarda Municipal fazia ronda no local.
Trechos da praia de Ipanema, na Zona Sul, foram encobertos pelo alagamento. No entorno do restaurante flutuante, a faixa de areia está reduzida, e pontos de estacionamento de veículos da avenida Guaíba, no bairro Espírito Santo, interditados pelo alagamento.
A previsão de mais chuva neste final de semana coloca o Guaíba em situação de alerta. De acordo com Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), apenas quando o lago se aproxima da marca de três metros no Cais Mauá é necessário avaliar o fechamento das comportas do Sistema de Proteção Contra Inundações da Capital, do qual faz parte o Muro da Mauá.