O número de pessoas que saiu às ruas para curtir o domingo (10) de sol é menor em comparação aos dos finais de semana anteriores ao isolamento social. Ainda sim, percebeu-se uma movimentação significativa nos locais públicos de Porto Alegre neste Dia das Mães, o que contraria as recomendações das autoridades. O uso de máscara era reduzido.
Depois de a Capital ter registrado o dia mais frio do ano na última quinta-feira (7), quando a cidade amanheceu com 9,2°C, a temperatura quase batendo na casa dos 30ºC neste domingo foi tentadora. Muitas pessoas ignoraram o “fique em casa” para passear em família, praticar atividades físicas, frequentar as quadras esportivas e pegar sol.
A Praça Carlos Simão Arnt, conhecida como Praça da Encol, localizada no bairro Bela Vista, foi um dos espaços que mais recebeu visitantes. A reportagem de GaúchaZH observou muitas famílias por lá curtindo o dia.
Não muito longe da Encol, o Parque Germânia permanece fechado, mas com movimento em seus arredores. Um dos únicos parques cercados da Capital, o Germânia foi fechado por tempo indeterminado para ajudar a conter o avanço do coronavírus. A decisão foi tomada a partir de um acordo entre a prefeitura e a Associação dos Amigos do Jardim Europa, que mantém o espaço.
A Orla, que não registrou grande movimentação pela manhã no trecho revitalizado, se encheu à medida que se aproximava do fim de tarde. O pôr do sol, clássica atração dos domingos, levou pessoas às arquibancadas de concreto, às pistas e à passarela sobre o Guaíba.
Em outros locais públicos, como os parques Moinhos de Vento (Parcão), Farroupilha (Redenção) e Marinha do Brasil, havia um número menor de pessoas em comparação aos outros finais de semana. Mesmo assim, famílias e amigos aproveitaram para caminhar e se divertir, principalmente na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, que tem o tráfego fechado para os carros no sábado e no domingo.
O calçadão de Ipanema, na Zona Sul, que geralmente fica lotado nos finais de semana, também teve movimento abaixo da média neste Dia das Mães.