A prefeitura de Porto Alegre já recebeu 140 denúncias sobre a falta de uso da máscara em coletivos da cidade. A medida tornou-se obrigatória após decreto implementado pelo Paço Municipal no dia 28 de abril em virtude da pandemia de coronavírus. Conforme a EPTC, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 118.
As principais reclamações são de usuários de linhas da zona sul de Porto Alegre. Fiscalizações estão sendo feitas para evitar que os usuários entrem nos coletivos sem máscaras. Apesar disso, nenhuma empresa foi autuada por conta disso. O diretor de operações da EPTC, Paulo Ramires, afirma que, apesar da possibilidade de penalização das empresas, o principal objetivo do decreto é educar a população:
— As reclamações ocorreram principalmente nos primeiros dias. Agimos mostrando a importância da utilização das máscaras. Além disso, os motoristas podem não parar, caso o coletivo esteja lotado ou a pessoa na parada não estiver usando a proteção.
A EPTC entende que o número de denúncias é baixo diante do movimento. A empresa alega que as 140 reclamações correspondem a, no máximo, 0,005% de passageiros de utilizaram os coletivos desde que o decreto do uso da máscara foi instaurado.
Além disso, outras 148 reclamações foram feitas de 18 de março (data em que um primeiro decreto delimitou novas regras no transporte público) até esta terça-feira (12) em razão de superlotação nos coletivos. Uma empresa que realizava um trajeto em direção à zona sul de Porto Alegre foi punida, mas não foram divulgados detalhes sobre a penalização.