A fala do presidente Jair Bolsonaro durante pronunciamento nesta terça-feira (24), criticando o confinamento em massa e o fechamento de escolas por conta do coronavírus, repercutiu mal entre especialistas da área da saúde.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, reforçou que o isolamento social ainda é recomendado para toda a população na cidade, e não só para os idosos:
– A orientação para Porto Alegre é determinada a partir de análise da realidade do município: realizar o isolamento social como regra para todas as faixas etárias. Especialmente os idosos devem evitar se deslocar pela cidade, graças ao maior risco de adoecimento grave.
O secretário lembra que o distanciamento é algo observado em outros países do mundo. Países como a Itália demoraram a adotar a medida, e a Inglaterra, por exemplo, precisou voltar atrás na flexibilização.
Stürmer evitou comentar diretamente a fala de Bolsonaro, mas garantiu que nada será modificado na cidade nos próximos dias.
– Não vamos tomar nenhuma medida de flexibilização. O prefeito sempre fala que o remédio não pode se tornar um veneno. Quando a gente tiver sinal de recuperação da doença, a gente pode pensar em reduzir o remédio. Mas de forma alguma isso é uma realidade, pelo menos para a próxima semana.