Fiscalização da prefeitura de Porto Alegre interditou duas lojas da rede Americanas no centro da Capital e uma no Shopping Total, no bairro Floresta. A ação foi realizada na tarde desta terça-feira (24) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em parceria com a Guarda Municipal.
Os estabelecimentos da rede fechados no Centro ficam na Rua dos Andradas e na Doutor Flores. Conforme o diretor de fiscalização da SMDE, Carlos Helfer de Carvalho, os estabelecimentos possuem alvará de supermercado, mas se aproveitavam da situação para vender outros itens.
A SMDE emitiu nota sobre o tema, informando que "os estabelecimentos desenvolviam atividades comerciais não autorizadas pelos decretos de contenção do coronavírus no município, tais como a venda de brinquedos, eletroeletrônicos, vestuário, bomboniere e outros, estimulando aglomerações indevidas de consumidores. A venda de alimentos, nesses casos, servia como mero subterfúgio para a continuidade dessas atividades que seguem, por ora, suspensas"
Um dos estabelecimentos estava com o alvará de funcionamento vencido. A multa para os estabelecimentos varia entre R$ 356 e R$ 1,8 mil. A empresa pode recorrer da decisão e, contatada pela reportagem de GaúchaZH, não deu retorno.
Na semana passada, a loja Americanas do BarraShoppingSul também havia sido interditada.