Serão abertos nesta quinta-feira (26), um dia após o Natal, dois restaurantes de refeições populares em Porto Alegre. Os estabelecimentos foram batizados de "Prato Alegre". Um deles ficará na região central, na Rua Garibaldi, 461, e o outro na área da Vila Cruzeiro, na Rua Dona Otilia, 210.
Somados, eles servirão cerca de 300 refeições ao dia. Haverá solenidade de inauguração às 12h30min desta quinta-feira (24), na unidade da Rua Garibaldi.
A gestão será da Organização Social Civil (OSC) Beith Shalom, que participou de chamamento público feito pela prefeitura de Porto Alegre.
A abertura das unidades ocorre com dois meses de atraso, já que a previsão inicial era de começar o atendimento de pessoas carentes em outubro.
Em maio de 2019, o único restaurante popular que existia na Capital gaúcha fechou. Depois disso, o município lançou edital para abrir novos estabelecimentos em diferentes regiões da cidade. Somente duas organizações sociais civis de interesse público (OSCIPs) cumpriram os pré-requisitos do edital, reduzindo para três o número de restaurantes a serem abertos inicialmente. Porém, uma delas, a Ação Social Aliança do Rio Grande do Sul (ASA-RS), que havia vencido a licitação para comandar o eixo Baltazar, Norte e Noroeste, desistiu do processo.
A previsão da prefeitura é de que a Beith Shalom abra e administre mais duas unidades no primeiro semestre de 2020. O centro ganharia mais um restaurante social, enquanto o outro está planejado para funcionar na Lomba do Pinheiro.
Enquanto os locais de alimentação não eram inaugurados, pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social foram atendidas por uma organização que fez acordo temporário com a prefeitura para servir refeições em estruturas improvisadas junto ao Ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus.