A Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, localizada na região entre os bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Praia de Belas, em Porto Alegre, passará a oferecer mais segurança para o trânsito de ciclistas. Desde o fim de novembro, a via está recebendo sinalizações e pinturas para trechos de ciclovia. De acordo com a prefeitura, a previsão é que a implantação seja totalmente concluída até fevereiro de 2020.
Ao todo, o trajeto instalado será de 1,3 mil metros, entre a Rótula das Cuias e a Avenida Erico Verissimo. O trecho fará conexão entre as ciclovias já existentes das ruas José de Alencar, Ipiranga, José do Patrocínio e Edvaldo Pereira Paiva, na orla do Guaíba.
A ciclovia será unidirecional, ou seja, serão instaladas duas faixas, uma em cada lado ao longo da avenida. Além da implementação, também serão feitas novas travessias para pedestres, com revitalização das atuais. Até agora, a pintura do trecho já foi feita por toda a extensão da avenida.
A prefeitura ainda informa que a instalação não interfere no fluxo dos veículos, uma vez que, para a criação das ciclovias, foi necessária a redivisão da largura das faixas para automóveis. As obras estão ocorrendo em períodos fora do horário de pico e, por vezes, durante a noite para que não haja conflito no trânsito.
Com a conclusão das novas faixas da Aureliano, da Goethe (500 m), da ciclorrota da João Alfredo (650 m), da Voluntários da Pátria (350 m) e com a finalização da ciclovia da Ipiranga (1.700 m), a Capital passa a contar com um total de 52,3 quilômetros de estrutura cicloviária.