Moradores do residencial Medianeira, um conjunto de casas no bairro Santa Tereza, zona sul de Porto Alegre, protestaram contra os danos nas vias da região. Escreveram no asfalto da rua Joracy Camargo um alerta de buracos na pista em tinta branca. Nenhum morador da região reivindicou a autoria do protesto, e também não se sabe a data na qual foram colocadas as inscrições.
A reportagem esteve no local na manhã desta quarta-feira (4) e flagrou, além da frase escrita, pelo menos dez buracos sinalizados com tinta na esquina com a rua Doutor Leônidas Soares Machado. Além disso, também havia irregularidades no asfalto em outras vias próximas.
De acordo com uma moradora do residencial, que não quis se identificar, "há tempos" o pavimento do local está deteriorado.
— A prefeitura até vem e tapa alguns buracos, mas logo abrem de novo — diz.
Outra moradora relata que passar de carro pela região é muito difícil.
— Aqui é quase um rally de tanto buraco — diz a mulher que também não quis se identificar.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), informou através de nota, que já destacou uma equipe para vistoriar a rua Joracy Camargo. A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (Dcvu) vai até o local ainda nesta semana e definirá quais ações são possíveis na região.
Além disso, a SMIM lembra que a Dcvu trabalha constantemente nas ações emergenciais de tapa-buraco e somente esse ano, a média mensal superou o trabalho dos últimos 16 anos. A Secretaria ressalta que trabalha em uma reforma estrutural de ruas e avenidas para prevenir novos buracos, e afirma que as obras devem começar neste ano.