O discreto bom velhinho que entra pela chaminé para, sorrateiramente, presentear crianças comportadas na noite de Natal vai mudar de posição para as festas da capital gaúcha. Customizados por artistas plásticos, 10 papais-noéis para lá de exibidos se anteciparão às festas de fim de ano e, a partir da semana que vem, ficarão expostos em diferentes pontos da cidade. Em vez de distribuírem regalos, serão, eles mesmos, um mimo à comunidade.
– A proposta era fazer algo que marcasse o mês de dezembro e trouxesse mais leveza para a cidade. Porto Alegre ainda é tímida no Natal, mas achamos que esse ano vai marcar o começo de uma nova cultura nesta época – disse o secretário de Cultura, Luciano Alabarse.
Parte do Natal Alegre, conjunto de atividades temáticas previstas para o mês de dezembro, a Noel Parade foi, segundo Alabarse, livremente inspirada na Cow Parade, evento internacional em que estátuas de vacas pintadas por artistas são espalhadas em diversos locais. A produção teve início na manhã desta segunda-feira, com cara de atração turística. Em uma área a céu aberto em frente ao Teatro Renascença, na Avenida Erico Verissimo, artistas plásticos começaram a colorir os noéis superdimensionados, com cerca de três metros de altura – com a base, deverão atingir quatro metros.
Na Capital, onde haverá noéis da Zona Norte à Zona Sul, a intervenção será um pouco menos ostensiva do que a costuma ocorrer na Cow Parade. Em vez de trabalhar em toda a estátua, os artistas tiveram apenas a barriga do bom velhinho como tela para explorar a temática natalina, que cada um interpretou a sua maneira.
Por volta das 11h30min, chamava a atenção o estágio avançado da obra de Andressa Lawisch, 28 anos. Mestranda de artes visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a artista quis conjugar a arte de Natal com seu objeto de estudo nos últimos anos. Em pouco tempo, a superfície branca recebeu a imagem de um imóvel abandonado.
– Quando soube que a obra ia ficar na rua, logo pensei que podia ter uma ruína. É uma coisa que eu tenho estudado, e acho que se relaciona com a data, através da manjedoura, e também da ideia da natureza se corroendo para se transformar – disse, enquanto observava a imagem usada como referência na tela do celular.
– O mais difícil é trabalhar sobre a barriguinha – sorriu.
Autora de diversas obras pintadas em muros da Capital, a artista Carla Barth fez uma escolha não menos inusitada. Estudiosa de festas pagãs, optou por ilustrar um animal que lembra uma rena na barriga do noelzão, confeccionado com fibra de vidro.
– Sempre procuro raízes nas festas originárias, nos cultos ligados à terra. Vejo esse sincretismo (mistura de culturas) no Natal. Esse desenho tem inspiração celta – explicou.
Segurando um pote de tinta verde na mão, Humberto Dutra conta que encarou como um desafio criar algo relativo à temática, que nunca havia explorado em sua obra. Optou por um caminho menos ousado que as colegas, utilizando como referência as árvores natalinas.
– Para mim, o que tem de mais bonito no Natal é a árvore. Quando busquei referências, muitas tinham neve, paisagens com montanhas, coisas que não tinham a ver (com o clima brasileiro). A árvore é algo mais coletivo – disse.
Ainda mais tradicional foi o caminho escolhido por Adriano Mayer que, no fim da manhã, jateava a estátua com tinta rosa. Até o fim do dia, segundo seus cálculos, a superfície receberia a imagem do nascimento de Jesus.
– É uma cena clássica. Hoje, a materialidade e o capitalismo trazem energias que não são boas. Quero resgatar a essência do Natal – disse.
Onde serão instalados os papais-noéis e as árvores de Natal, ambas com 4 metros de altura:
- Papai Noel - Ilha da Pintada;
- Papai Noel - Parada 16 (Lomba do Pinheiro);
- Papai Noel - Goethe x Mostardeiro;
- Papai Noel - Sertório x Assis Brasil;
- Papai Noel - Protásio Alves x Manoel Elias;
- Papai Noel - Centro Municipal de Cultura;
- Papai Noel - Largo José Montaury;
- Papai Noel - Praça SMIC (entrada Túnel da Conceição, sentido bairro-Centro);
- Papai Noel - Juca Batista x Eduardo Prado;
- Papai Noel - Rótula Ipiranga x Salvador França;
- Árvore de Natal - Esplanada da Restinga;
- Árvore de Natal - Rótula da Loureiro da Silva com João Goulart, na Orla;
- Árvore de Natal - Triângulo da Assis Brasil com a Balthazar de Oliveira Garcia (junto ao terminal de ônibus);
- Árvore de Natal - Rótula da Protásio Alves com a Carlos Gomes (sentido Centro / Bairro);
- Árvore de Natal - Ipiranga com Silva Só;
- Árvore de Natal - Princesa Isabel x Azenha;
- Árvore de Natal - Praça Montevidéu (Paço Municipal);
- Árvore de Natal - Antonio de Carvalho com Bento Gonçalves (junto ao terminal de ônibus).
* Colaborou Raíssa de Avila