Pedestres e ciclistas que circulam pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva a partir da Avenida Ipiranga terão apenas o lado junto ao Parque Marinha do Brasil para se locomover a partir da próxima semana. Em processo de cercamento, a área junto às obras do Trecho 3 da Orla do Guaíba será completamente bloqueada à circulação. A faixa compartilhada instalada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que, nos primeiros dias, gerou desconforto para os motoristas, será a única alternativa para o deslocamento até a Rua Nestor Ludwig.
— Está havendo certa intolerância, mas quem anda de carro tem de entender que o espaço deve ser compartilhado entre todos. Não colocamos uma ciclovia, mas uma travessia compartilhada, porque vamos perder o passeio por completo do outro lado. Não podíamos esperar para construir uma alternativa — explica Fabio Berwanger, diretor-presidente da EPTC.
Para instalar o novo passeio, foi retirada uma faixa de circulação dos veículos automotores em um trecho de 1,7 quilômetro no sentido bairro-Centro. A mudança provocou lentidão no trânsito nesta semana. Segundo a EPTC, no entanto, a instalação da travessia compartilhada foi a opção viável encontrada para garantir a segurança de pedestres e ciclistas ao longo do 12 meses previstos para a obra. Isso porque, diferentemente do que ocorreu Trecho 1, os trabalhos exigirão alta circulação de caminhões para transportar o material necessário à terraplanagem da área, que receberá diversas quadras esportivas.
— A outra opção teria sido colocar uma faixa de concreto em cima do gramado, mas isso custaria quase R$ 1 milhão, estragaria o parque e ficaria obsoleto em poucos meses — diz Berwanger.
A EPTC deve concluir nos próximos dias a sinalização no sentido bairro-Centro. Serão instaladas placas informativas, pintura no asfalto e feita a canalização do fluxo. Haverá agentes de fiscalização fixos no local, orientando os motoristas e monitorando o tráfego.
— Também estamos trabalhando no ajuste do tempo semafórico das vias alternativas, mas a Edvaldo (Pereira Paiva) deve continuar sendo a melhor opção para a circulação no sentido Centro. O trânsito vai ficar mais lento, principalmente no pico, mas não como está hoje — avalia o diretor de operações, Paulo Ramires.
As obras na orla acarretarão, ainda, outra mudança significativa. A área de lazer que atualmente fecha o trecho no sentido Centro-bairro aos sábados, domingos e feriados será invertida. A partir do dia 30 de novembro, o bloqueio será no sentido bairro-Centro. Devido à mudança, uma travessia de pedestres está sendo instalada nas proximidades do Viaduto Abdias do Nascimento, e receberá um semáforo com botoeira — a sinalização funcionará apenas aos finais de semana e feriados. O esquema de circulação realizado atualmente em dias de jogos no Estádio Beira-Rio não deve sofrer alterações.