Em uma quarta-feira com cara de verão, quem passou pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva e viu as máquinas no chamado trecho 3 da Orla pôde sonhar com a nova área de lazer às margens Guaíba – que já deve estar à disposição da população na próxima primavera, se o cronograma for cumprido. As obras de revitalização da área dedicada aos esportes serão realizadas em 1,6 quilômetro entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante e têm previsão de entrega em outubro de 2020.
Uma motoniveladora, três escavadeiras, dois rolos compressores, uma retroescavadeira e caminhões já estão sendo usados para a terraplenagem e na retirada de material do terreno. Inicialmente, o aterro e compactação de solo se dão na faixa onde será ampliado o passeio da esplanada, junto ao talude da avenida. Também foi feito esse serviço na área onde será o canteiro de obras, somando, ao todo, 11 mil metros cúbicos de aterro. Há cerca 15 pessoas trabalhando no canteiro de obras, somando-se a cerca de 25 motoristas e caminhões que carregam cerca de 120 cargas de material diárias.
Segue em andamento, também, o isolamento da área: cerca de 600 moirões de concreto deverão sustentar 2,2 quilômetros de cercamento, incluindo o futuro estacionamento, que ficará ao lado do velódromo, junto ao Parque Marinha do Brasil. Em 10 dias, o isolamento deve ser concluído, segundo prefeitura, levando à interdição da calçada da Orla no trecho da obra.
A ciclovia e o passeio público da Avenida Edvaldo Pereira Paiva serão transferidos temporariamente para o sentido bairro-Centro, em uma das três faixas da pista de rolamento entre a Avenida Ipiranga e a rua Nestor Ludwig (ao lado do Beira-Rio). O percurso de 1,7 quilômetro de ciclofaixa, com 2,5 metros de vão livre é instalado no local.
A autônoma Clarissa Borges, 41 anos, ainda andava de bicicleta na calçada com o filho. Não está gostando da ideia de deixar o lugar.
– Uso o espaço aqui porque é na beira do rio, lá vai ficar no meio dos carros. Sei que é para melhorar, mas até lá vai ser complicado.
Luis Fabiano Moura, 44 anos, usa a calçada para correr ou andar de bicicleta quatro vezes por semana. Acredita que a prefeitura optou pela única solução viável para não deixar ciclistas e pedestres desassistidos, mas ressalva:
– Espero que o cronograma seja cumprido e que isso não se estenda por anos e anos, como outras obras.
A obra prevê, entre outras melhorias, 200 vagas de estacionamento, 27 quadras para esportes e a maior pista de skate da América Latina. Os recursos da revitalização, com conclusão estimada em 12 meses, são do Banco de Desenvolvimento da América Latina, do Fundo Municipal de Iluminação Pública e da prefeitura da Capital.
Alterações no trânsito:
Ciclistas e pedestres - A ciclovia e o passeio público da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) serão transferidos temporariamente para o sentido bairro-Centro, junto à pista de rolamento entre a avenida Ipiranga e a Rua Nestor Ludwig (Rua A).
Veículos - Nos dias úteis, o trânsito de veículos será normal na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nos dois sentidos; aos sábados, domingos e feriados, o bloqueio atual no sentido Centro-bairro para área de lazer será invertido entre o Viaduto Abdias do Nascimento e a Avenida Ipiranga para a pista sentido bairro-Centro. Ficarão proibidas as conversões e retornos dos veículos à esquerda na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). O trânsito de veículos ficará liberado no sentido Centro-bairro.
Novo semáforo - Será implantado um semáforo, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, para facilitar a travessia de pedestres na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), sentido Centro-bairro, proximidades da Escola Imperadores do Samba.
Semáforos desativados - Com o bloqueio da área atual de ciclovia e passeio neste trecho, dois semáforos e duas faixas de pedestres ficarão desativadas durante as obras, já que, com o cercamento, eles perdem a sua funcionalidade.
Acesso local - As ruas que ligam a Avenida Padre Cacique à Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Nestor Ludwig, Fernandão e Carlos Medina) serão exclusivas para acesso de trânsito local.