Os postos de saúde de Porto Alegre que haviam sido afetados pela greve dos servidores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) terão atendimento normal nesta segunda-feira (21). Havia 12 unidades fechadas desde a última quarta (16), enquanto duas funcionavam com atendimento restrito – US Alto Embratel e US Herdeiros.
Segundo informações da prefeitura, cerca de 60 mil pessoas ficaram sem sua unidade de saúde de referência aberta. Na última quinta-feira (17), a prefeitura convocou os grevistas para retorno imediato ao trabalho, em documento publicado no Diário Oficial de Porto Alegre, alegando ilegalidade da paralisação. Para o presidente eleito do Sindicato de Servidores da Saúde (Sindisaúde-RS), Júlio Jesien, o documento da prefeitura beira o absurdo.
— Só quem decreta a ilegalidade de uma greve é o judiciário. Cabe à Justiça o julgamento se uma paralisação é ilegal ou não — atestou.
A greve foi suspensa até a próxima quinta-feira (24). Os grevistas protestam contra a extinção do instituto, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucional a lei que criou o Imesf. Caso a extinção do instituto seja confirmada, 1,8 mil pessoas serão demitidas – entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
Segundo o Sindicato de Servidores da Saúde, está marcada para a semana que vem uma nova assembleia da categoria para decidir por uma nova paralisação.
Por outro lado, a prefeitura afirma que apenas cumpre decisão judicial e que aproveitará o fechamento do Imesf para implementar outro formato de contrato para os serviços de saúde da família da Capital. De acordo com a administração municipal, o objetivo é melhorar o atendimento à população.
Confira as unidades que voltam a ter o atendimento normalizado nesta segunda-feira (21):
- US Esperança Cordeiro
- US Jardim Protásio Alves
- US Laranjeiras
- US Milta Rodrigues
- US Passo das Pedras II
- US Safira Nova
- US Santa Maria
- US Timbaúva
- US Vila Jardim
- US Vila Safira
- US Wenceslau Fontoura
- US Divisa
- US Alto Embratel
- US Herdeiros