A primeira audiência pública sobre a concessão do Mercado Público lotou o auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, na manhã desta quinta-feira (17). Devido ao grande número de interessados, o secretário Thiago Ribeiro anunciou que haverá uma segunda audiência sobre a concessão. A data da nova sessão será anunciada na próxima semana. Com isso, a consulta pública será prorrogada para uma nova data, após a nova audiência.
Atualmente, 1,2 mil trabalhadores atuam no Mercado Público e, diariamente, cerca de 100 mil pessoas circulam pelo prédio histórico que recentemente completou 150 anos. Para Adriana Kauer, presidente da Associação do Mercado Público Central (Ascomepc), esses números explicam o interesse da população no projeto de concessão.
“Dedicamos muito da nossa vida ao Mercado. A preocupação não poderia ser diferente. Todos, inclusive os que não estavam lá, estão ansiosos para saber o que irá acontecer no futuro”, disse.
O projeto
A concessão à iniciativa privada planeja um investimento de R$ 41,5 milhões nos primeiros três anos. O valor deverá ser investido na manutenção e na reforma da estrutura do prédio. O restante do investimento previsto em contrato, mais da metade do valor total, deve servir para a gestão do espaço durante os 25 anos da concessão.