A Trensurb vai ampliar o número de viagens durante a Expointer. Entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, serão 135 horários adicionais nos fins de semana — nos dias úteis, a operação seguirá normal.
Aos sábados, serão 46 viagens a mais, totalizando 245 (normalmente são 199). Nos domingos, o aumento é maior são 236 em vez das tradicionais 147.
As estações Mercado, Canoas e São Leopoldo irão vender ingressos para a Expointer. Além disso, devido à expectativa de grande fluxo, a Trensurb montou um esquema especial para atender o público com reforço no efetivo de empregados e da segurança metroviária, além e instalação de cordões de isolamento para orientar os usuários no acesso à Estação Esteio.
Nos fins de semana de feira (24, 25 e 31 de agosto e 1º de setembro), não será permitido o acesso de com bicicletas nos veículos durante todo o horário de operação
Durante a Expointer 2018, de 25 de agosto a 2 de setembro, um 1,3 milhão de pessoas utilizaram o sistema metroviário. Isso correspondeu a um acréscimo de 9,5% em relação à média de usuários em período similar no mesmo ano. O recorde histórico de passageiros transportados em um único dia foi alcançado em 5 de setembro de 2014, também durante a Expointer: 228.250 pessoas.