Começam nesta quarta-feira (7) os atendimentos no primeiro ambulatório de Porto Alegre para homens e mulheres trans e travestis. O espaço vai funcionar no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, das 17h30min às 21h30min, sempre nas quartas, através de agendamento de consultas via Whatsapp — pelo número (51) 9938-3572.
O ambulatório conta com equipe de residentes composta por dois médicos, enfermeiro, assistente social, biomédico, médico sanitarista e farmacêutico. Os profissionais foram treinados e alguns possuem experiência em atendimento do público LGBTQI+.
No local, haverá consultas, exames, hormonização, acolhimento e encaminhamento para atendimento psicoterapêutico e para cirurgia de redesignação de sexo ou adequações corporais do Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Protig) — tudo de forma gratuita.
O espaço é uma demanda antiga do público trans, que desde 2012 buscava atendimento psicoterapêutico e oferta de hormonização na rede municipal, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a assessora técnica para saúde LGBTQI+ da Capital, Simone Ávila, o atendimento para população trans aplicado em Porto Alegre foi inspirado no modelo adotado em Florianópolis e no Uruguai, pensando em acolher o público para todo tipo de demanda na área.
— Não é só a questão hormonal. Se a pessoa trans estiver com uma gripe, por exemplo, ela vai ter a segurança de chegar ali sem ser barrada, sem medo de chegar para atendimento e não ter seu nome social respeitado — explicou.
A expectativa é de que o ambulatório faça 80 consultas por mês. Em agosto, a agenda para consultas médicas já está lotada. Para setembro, os agendamentos já estão quase acabando e já há consultas sendo marcadas para outubro.
— Isso mostra como a população trans necessitava desse espaço. As consultas médicas são a maior demanda e precisam de agendamento, mas temos aquelas demandas espontâneas, como gripes, dores de cabeça etc. Se a pessoa procurar o ambulatório para uma situação de saúde mais pontual, alguém vai estar lá para acolher ela — disse Simone.
Serviço:
Ambulatório Trans
Local: Centro de Saúde Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55), 2º andar, bairro Santana
Agendamento via WhatsApp: (51) 9938-3572
Horário: às quartas, das 17h30min às 21h30min