Os responsáveis por transformar a prainha que virou xodó da Zona Sul no ano passado querem devolver aos porto-alegrenses pelo menos mais cinco acessos ao Guaíba que estão abandonados ou, no mínimo, sem vida hoje. A experiência positiva com o Portal Dona Irena, no final da Rua Armando Barbedo, é o que motivou os sócios de uma clínica médica e de um escritório de arquitetura do bairro Tristeza a, em um primeiro momento, fazer projetos para os terrenos em que a Rua Vicente Failace e a Rua Doutor Barcelos encontram o Guaíba.
Se tudo correr conforme o planejado, esses dois espaços serão revitalizados no ano que vem. Painéis com grafite ou arte nos muros, instalação de arquibancada ou escada para a contemplação, paisagismo e equipamentos como lixeiras, bancos e bicicletários estão entre as mudanças previstas. Para a área da Vicente Failace, há uma vaquinha online.
— A ideia inicial não era essa. Mas o Portal Dona Irena deu tão certo, foi tão aprovada pela comunidade, e tão bem cuidada. Há famílias, cachorros, crianças correndo aos finais de semana, nós fazemos reuniões durante a semana aqui. Pensamos: por que não? — diz Hassan Akmed, 27 anos, gestor do Prontosul.
Armando Barbedo, Otto Niemeyer e Almirante Câmara são os próximos portais na mira deles. Depois que os empresários fizerem a revitalização dos espaços, querem contar com a ajuda negócios das ruas para fazer a manutenção.
Ivo Kieling, 38 anos, arquiteto e sócio do escritório KS Arquitetos, ressalta que falta na Zona Sul iniciativas voltadas à urbanização. Ele também destaca que as famílias se apropriaram do Portal Dona Irena, que também acabou virando ponto de encontro na região — foram realizados mais de cinco eventos desde maio do ano passado, e há planos de fazer uma Oktoberfest ali neste ano.
— Esse tipo de iniciativa traz de volta o convívio das famílias, tira a marginalização desses lugares — opina Ivo.
Confira como devem ficar dois projetos existentes:
Rua Doutor Barcelos
Como é hoje
Como deve ficar
Rua Vicente Failace
Como é hoje
Como deve ficar