A Fraport, administradora do Salgado Filho, será responsável por fazer obras de melhorias no entorno dos dois empreendimentos que irão receber 1,3 mil famílias da Vila Nazaré, na Zona Norte de Porto Alegre. A retirada dos moradores é necessária para a continuidade da ampliação da pista do aeroporto. O acordo foi fechado na manhã desta quarta-feira (19) entre a empresa e a prefeitura da Capital.
A partir de agora, a Fraport terá que investir em saneamento básico, pavimentação de ruas e construção de comércios para as famílias no entorno dos loteamentos em que foram erguidos os novos imóveis, nos bairros Rubem Berta e Sarandi.
De acordo com o prefeito Nelson Marchezan, a parceria com a Fraport foi fechada para que as obras de infraestrutura fossem mais ágeis, facilitando assim a remoção rápida dos moradores, hoje concentrados na cabeceira da pista do Salgado Filho.
— Se o poder público fizesse, ia demorar mais, pela questão burocrática, abertura de licitação. A Fraport entra contribuindo para agilizar esse processo, essa estrutura que é necessária para a habitabilidade fora do imóvel que vai ser entregue pela empresa de construção civil — disse Marchezan.
O acordo foi um aditivo ao termo de cooperação técnica firmado em setembro do ano passado pela prefeitura e pela empresa que administra o Salgado Filho.
— Nós tínhamos destinado R$ 30 milhões para a área social do conjunto de obras de ampliação do Salgado Filho. Parte desse dinheiro estamos usando para fazer as obras do lado de fora dos imóveis — explicou Leonardo Carnielle, diretor de Relações Institucionais da Fraport.
As primeiras 112 famílias que vivem na Vila Nazaré começam nesta quarta a assinar os contratos dos novos imóveis junto à Caixa Econômica Federal. Nesse primeiro momento, as transferências ocorrerão para o loteamento construído na Rua Senhor do Bonfim, no bairro Sarandi. As famílias devem se mudar na sexta-feira (21).
Conforme o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), o outro loteamento para onde serão realocados os demais moradores da Vila Nazaré está com 95% das obras prontas. As unidades do Conjunto Habitacional Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta, receberão cerca de mil famílias.
O prazo para realocação das famílias, previsto em contrato firmado pela Fraport, termina no fim do ano. As habitações foram construídas com recursos da União em terrenos cedidos pela prefeitura.