Via íngreme do bairro Petrópolis, em Porto Alegre, a Avenida Lucas de Oliveira foi cenário de um acidente que chamou atenção no fim da manhã de sexta-feira (29). Depois de, segundo relatos de moradores, deixar o carro apagar, um homem tentou segurar o veículo, que desceu a rua de ré, batendo em outros três carros estacionados no trecho, à altura do número 1.011, arrastando-os via abaixo.
Imagens de câmeras de segurança de um dos prédios da avenida registraram o momento em que o homem, desesperado, tentava segurar o veículo. Com a porta do carro aberta, ele passa rente a um poste. Ele teria tido ferimentos leves nos joelhos.
Na sequência do vídeo, o homem deixa o veículo, de onde pega uma mochila, e tenta fechar a porta, sem sucesso. Proprietários de dois dos carros atingidos aparecem em seguida.
Segundo Marco Guedes, zelador de um condomínio que fica em frente ao local do acidente, colisões entre veículos fazem parte da rotina da via. Em geral, são batidas pequenas e não chegam a ter feridos.
— Vi in loco. Ele (o motorista) estava com dificuldades, mas pensei: "Logo ele se ajusta e vai embora". Só que a aí a coisa complicou — conta.
Um dos veículos atingidos durante o acidente estava estacionado do outro lado da rua na manhã desta segunda-feira (1º). O carro com placa de Cachoeirinha apresentava um pequeno arranhão no para-choque.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) vistoriou o local na manhã desta segunda-feira, 1º, e informa que o pavimento está em boas condições e possui microfresagem para auxiliar os motoristas na subida. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta motoristas que deixam veículos leves estacionados em locais íngremes que acionem o freio de mão e, como medida de segurança, com a marcha engatada. Os condutores de veículos pesados, com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas, também devem utilizar calço de segurança.