Entre rangidos da madeira dos bancos riscando o piso, passos rápidos e vozes animadas, membros da Paróquia de São Jorge, em Porto Alegre, preparavam a igreja para receber os fiéis durante os festejos para o dia do Santo, celebrado nesta terça-feira (23).
– Esses bancos têm que ir lá para a rua. Senão, não entra todo mundo – explicava o padre Sérgio Belmonte, pároco há quatro anos da igreja que marca a vista de quem passa pela Terceira Perimetral ou pela Avenida Bento Gonçalves.
Conforme o padre, a partir desta terça até a próxima segunda-feira (29), a expectativa é de que 120 mil pessoas passem pelo local. A 66ª Festa de São Jorge começou no dia 4 de abril.
O ápice do evento é nesta terça. Desde as 7h, missas serão celebradas a cada duas horas, seguindo assim até as 20h, quando uma procissão luminosa levará devotos e fiéis de São Jorge para uma caminhada por ruas do bairro Partenon, onde fica o templo do santo na Capital.
– E no domingo (28) tem a grande procissão, que começa às 9h e terá milhares de presentes – acrescenta o padre Belmonte.
Paz para a cidade
Os bancos retirados de dentro do templo para comportar os fiéis durante as missas de hoje estão sob toldos no estacionamento da igreja. Neste espaço, será realizada uma celebração inter-religiosa, com a presença de membros de entidades de matriz africana, como a umbanda, onde São Jorge corresponde a Ogum. Para o pároco Belmonte, o encontro representa o que a festa tem de melhor:
– São Jorge traz paz para a cidade. E esta celebração simboliza isso, unindo as religiões.
Na manhã desta segunda-feira (22), enquanto os voluntários ajustavam os detalhes para a celebração, fiéis se revezavam em orações ao redor da imagem do Santo Guerreiro. Duas mulheres, trajadas com camisetas onde se lia Guerreiras de São Jorge, benziam medalhas, folhetos, roupas, folhas da planta espada-de-são-jorge e quaisquer outros objetos alcançados pelos fiéis. O ato consistia em aproximar o item e envolvê-lo pela capa do santo. Depois de alguns segundos, abençoado estava.
Histórias de fé
O auxiliar de câmera Jorge Claudio da Silva, 54 anos, não é xará do Santo por acaso. Nasceu em Porto Alegre e foi batizado na igreja da Avenida Bento Gonçalves. A devoção vem de família. Nesta segunda, além de uma pequena imagem do santo em gesso, Jorge abençoou uma medalha que carrega em um cordão dourado no pescoço, um "santinho" e uma folha de espada-de-são-Jorge.
– Ao menos uma vez por mês, passo por aqui. E em casa, toda quinta-feira acendo uma vela para São Jorge – conta o devoto.
A relação de devoção familiar também se repete para o casal Carlos Salazart, 70 anos, e Marlene Salazart, 68 anos. Ele, taxista aposentado, é devoto por família e por profissão, diz que "vem ao local sempre que pode". São Jorge é uma entidade forte entre os motoristas. Marlene tem fé no Santo Guerreiro mais por costume de sua família do que pela profissão. Era cabeleireira antes de aposentar-se.
– Eu peço tudo para ele. E também agradeço por tudo, de bom ou ruim, sei que tem um propósito. Hoje, vim pedir pela saúde do meu marido – revela Marlene.
Confira a programação
PARÓQUIA DE SÃO JORGE – PORTO ALEGRE
(AVENIDA BENTO GONÇALVES, 2.948, BAIRRO PARTENON)
Terça-feira (23)
- A partir das 7h – Missas de duas em duas horas
- 20h – Procissão luminosa. Leve sua vela
Quarta-feira (24)
- 18h – Celebração inter-religiosa
28 de abril
- A partir das 9h – Missa e procissão por avenidas do bairro. À tarde, festejos populares
- 18h – Missa de encerramento da festa
29 de abril
- 8h – Mutirão de limpeza da igreja
- 18h – Lavagem e purificação das escadarias da igreja
SEMANA DE SÃO JORGE E OGUM EM CANOAS
De terça-feira (23) a 28 de abril
- 9h às 17h – Divulgação e orientação sobre o sincretismo de Ogum e São Jorge no Calçadão de Canoas.
28 de abril
- 10h – Missa na Igreja São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartman, 82, Centro)
- 11h – Bênção da Imagem de São Jorge em frente à Igreja São Luís Gonzaga
- 14h15min – Encerramento da Semana de São Jorge e Ogum na Rua Fernando Abbot, 159, bairro Nossa Senhora das Graças
- 14h30min – Saída da carreata de Canoas com destino a Porto Alegre. Saída é na Rua Fernando Abbot, 159