Correção: A igreja de onde partiu a procissão de Navegantes é a Igreja Nossa Senhora do Rosário e não a Igreja Nossa Senhora das Dores, como informado entre as 09h51min e as 11h25min. A informação já foi corrigida.
Milhares de pessoas participaram, na manhã deste sábado (2), da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre. O evento teve início às 7h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, na zona norte da Capital.
Após uma missa que começou às 7h30min, os fiéis deixaram a igreja a iniciaram uma caminhada atrás da imagem da santa. Embalada por orações e cânticos, procissão deve chegar à zona norte da Capital no final da manhã, onde haverá uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler.
O sol entre nuvens que marcou a manhã na Capital favoreceu quem fez o trajeto do Centro à Zona Norte. Entre os fiéis, muitas pessoas que tiveram suas graças atendidas pagavam promessas feitas à Nossa Senhora de Navegantes.
O casal Sandra Costa e Justino Azevedo carregou uma casa de papelão durante o trajeto. O mimo foi feito pela manicure de 54 anos em agradecimento à conquista da casa própria.
— Viemos para pedir no ano passado e conseguimos comprar a casa própria. Desta vez só vamos agradecer — conta Sandra, que se deslocou do bairro Cristal, na Zona Sul, para acompanhar a procissão.
Não foi a primeira vez que teve uma graça atendida por Nossa Senhora dos Navegantes. Em 2010, estreou na caminhada pedindo a cura de um câncer de mama. A manicure acredita que a fé a ajudou a vencer a doença.
Mas nem só das bençãos em causa própria são motivados os fiéis que acompanham um dos eventos religiosos mais tradicionais da Capital — a edição deste sábado foi a 144ª. Circulando silenciosamente com uma vela azul de mais de um metro de comprimento em mãos, Ivone Lima, 58 anos, deixou o bairro Sarandi às 6h30min para agradecer pela vida de um amigo que foi alvo de um sequestro relâmpago no ano passado.
— Eu venho há mais de 20 anos para agradecer. Sempre acontece alguma coisa boa — diz.
A imagem da santa chegou à Igreja Nossa Senhora dos Navgantes pouco depois das 10h30min. Foi quando teve início uma missa campal celebrado pelo arcebispo Dom Jaime Sprengler. A festa religiosa seguiu ao longo da tarde no salão paroquial.