A prefeitura de Porto Alegre autorizou, nesta terça-feira (23), a realização de um estudo para conceder para a iniciativa privada o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque Harmonia. Essa é a primeira bandeira defendida pelo novo secretário de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre, Thiago Barros Ribeiro, que assumiu o cargo na segunda-feira (22).
De acordo com Ribeiro, com esta autorização, os estudos devem ser realizados em até 60 dias, podendo ser prorrogados por mais 30.
Na visão do secretário, o local é aproveitado durante curtos períodos de tempo — como durante o Acampamento Farroupilha — mas, ao longo do ano, o potencial que o parque tem de oferecer à população com outras programações culturais é desperdiçado.
— Passando isso para iniciativa privada, ela pode ter uma condição de, seguindo as diretrizes estabelecidas em contrato pela prefeitura, poder oferecer serviço melhor para a população e maior aproveitamento do parque em si — defendeu.
Ouça, abaixo, o áudio da entrevista na íntegra:
Questionado se o acampamento farroupilha continuará no local mesmo com a concessão à iniciativa privada, o secretário além de confirmar a informação, explicou que na modelagem contratual serão estabelecidas possibilidades de exploração econômica do parque para o futuro concessionário a fim de que não represente um custo muito maior para as entidades que montam o evento.
— Não passa pela nossa cabeça, não só no Harmonia, mas em qualquer outro parque ou praça municipal, de alguma forma abalar as tradições do povo porto alegrense e gaúcho de maneira geral, então o Acampamento Farroupilha fica.
De acordo com o cronograma, Ribeiro afirmou que o lançamento do edital deve ser lançado ainda no primeiro semestre. A contar com prazo para ser realizada a licitação e a assinatura do contrato, o secretário estima que a concessionária deve assumir a gestão do Parque Harmonia entre o terceiro e o quarto trimestres do ano.