Começaram nesta segunda-feira (11) trabalhos para a instalação de lajes pré-moldadas da segunda ponte do Guaíba, entre os quilômetros 95 e 96 da BR-290 (freeway), em Porto Alegre. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), os trabalhos durarão cerca de três meses e vão provocar a interdição de faixas à noite e durante a madrugada.
Entre segunda-feira e sexta-feira, a partir das 20h, o trânsito será parcialmente bloqueado (estreitamento de duas faixas) no sentido Porto Alegre-Litoral. Às 22h30min começará o bloqueio total da pista em direção ao litoral norte gaúcho. No trecho, os veículos serão desviados para uma faixa da pista contrária.
Pode ocorrer alteração nos horários de atuação do Dnit no local conforme o trânsito na região, bem como em dias de eventos específicos, como shows ou jogos na Arena do Grêmio. Em dias de chuva, a programação também pode mudar.
Em fevereiro, o Dnit realizou operações para a colocação de vigas de concreto na nova ponte do Guaíba, interrompendo o trânsito em duas oportunidades. Em ambos os casos, os trabalhos terminaram antes do prazo previsto.
Veja os horários previstos para a realização das obras na nova ponte do Guaíba:
- 20h: estreitamento de duas faixas da rodovia, sentido Capital-Litoral, para montagem dos guindastes que alçarão as lajes pré-moldadas
- 21h30min: montagem da sinalização para o desvio do trânsito
- 22h30min: interdição da BR-290 no sentindo Capital-Litoral, iniciando o desvio do trânsito
- 4h: encerramento das atividades para desmontagem dos equipamentos, limpeza da via e recolhimento da sinalização
- 5h30min: liberação total do sentido Capital x Litoral na BR-290