A cerimônia de lavagem da escadaria da prefeitura de Porto Alegre foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (8). Na oitava edição, o ato, liderado pelo babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê, foi conduzido por mais de 30 umbandistas e prestigiado por autoridades municipais. Os ritos de lavagem do Paço Municipal com ervas e águas de cheiro foram feitos por devotos vestidos de branco, representando a purificação.
– Viemos trazer a paz, a prosperidade a as boas energias. E também mostrar que a religião afro-umbandista é aberta ao diálogo – afirmou o babalorixá.
O evento costuma ser realizado entre os dias 17 e 25 de janeiro, para coincidir com a lavagem das escadarias do Santuário do Bonfim, na Bahia. O adiamento deste ano, de acordo com Pai Paulinho, ocorreu a pedido do prefeito Nelson Marchezan Júnior.
– Ele (Marchezan) não podia participar naquela semana, mas fez questão de estar junto – pontuou o religioso.
O diácono da Paróquia de São Jorge, Jorge Jacoby, também prestigiou a cerimônia e ressaltou que “uma só força” protege todos devotos:
– Somos todos filhos de Deus – disse Jacoby.
Em seu pronunciamento, Marchezan destacou que o ritual representou a união entre as crenças. Durante a cerimônia, foram distribuídas 400 fitas em honra a Oxalá, flores e ramos de trigo, que simbolizam a paz.
Cerimônia
Umbandistas lavam escadarias da prefeitura de Porto Alegre
Oitava edição do ritual foi adiada para esta sexta-feira a pedido do prefeito Nelson Marchezan
GZH
GZH faz parte do The Trust Project