Os bombeiros consideram controlado o incêndio que atingiu a vegetação no bairro Aberta dos Morros, na zona sul de Porto Alegre, desde a manhã de sexta-feira. Equipes trabalharam durante a madrugada deste sábado (23) com abafadores para conter as chamas. Nenhuma família precisou ser removida de casa e ninguém ficou ferido. Uma guarnição de três homens continua monitorando a região.
O fogo iniciou em um depósito de entulho e lixo que fica nas proximidades de vilas da região. No momento de maior tensão, as chamas chegaram a estar a poucos metros das residências nos bairros Espírito Santo, Serraria e Guarujá. Em seguida, o fogo se espalhou pela vegetação.
A área atingida pelo incêndio fica em um morro de mata fechada e é considerada de difícil acesso, não sendo possível alcançá-la com mangueiras de água. Cerca de 15 homens de quatro unidades da Capital trabalharam no combate direto às chamas ao longo do dia, durante quase 15 horas. Os bombeiros tiveram de carregar equipamentos por cerca de três a quatro quilômetros a pé de caminhada para poder iniciar os trabalhos.
O fogo iniciou por volta das 10h da sexta-feira e se alastrou rapidamente em razão do capim seco na região. Segundo os bombeiros, como a maior parte da vegetação rasteira queimou, não há maior risco de novos focos grandes de incêndio.