Iniciaram nesta quarta-feira (6) os preparativos para a obra de revitalização do primeiro trecho do Cais Mauá, em Porto Alegre. Embora nem o consórcio Cais Mauá do Brasil nem a prefeitura de Porto Alegre confirmem, funcionários da empresa estiveram no local para medir a área em que ficará o "aperitivo", primeira parte do espaço, prometida para 26 de março, dia do aniversário de Porto Alegre.
— Eles chegaram de manhã e passaram o dia medindo o terreno e fazendo levantamento topográfico — afirmou uma pessoa que acompanha as movimentações internas do cais e pediu para não ser identificada.
De acordo com o profissional, as equipes também verificaram espaço para deixar equipamentos nos armazéns que, teriam dito, serão ocupados já nos próximos dias.
A reportagem de GaúchaZH esteve no local no final da tarde, mas não encontrou representantes da empresa. A Cais Mauá informou apenas, por meio de sua assessoria, que "a equipe envolvida no projeto e o presidente Eduardo Luzardo estão se dedicando, neste momento, à formatação e estruturação das ações para 2019. Assim que possível, eles irão dar mais detalhes".
Na terça-feira (5), um dia depois de GaúchaZH registrar a falta movimentação e a ausência de funcionários no local onde deveriam estar ocorrendo as obras para a revitalização, a prefeitura de Porto Alegre e a empresa responsável pelos trabalhos confirmaram que a abertura de parte do espaço ocorrerá em 26 de março, data que marcará os 247 anos da capital. O consórcio, no entanto, não deu previsão para o início das obras, alegando "fatores técnicos".
O projeto-piloto ficará ao lado da Usina do Gasômetro e terá cerca de 600 vagas de estacionamento e espaço de convivência. Conforme o projeto, a área deve ter ainda espaço para a prática esportiva e dois hectares para livre circulação.