A Estação de Tratamento de Água Belém Novo, em Porto Alegre, voltou a apresentar problemas na madrugada desta quinta-feira (31). Moradores das zonas sul e leste seguem com problemas de abastecimento. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a estação teve problemas de turbidez (coloração) da água captada, fazendo com que fosse necessário reduzir a vazão (produção da água). Isso provocou novamente falta de água em partes da Lomba do Pinheiro, abastecida pela estação Belém Novo.
Ouvintes da Rádio Gaúcha relataram falta de água também no Morro da Cruz e nos bairros Cascata e Bom Jesus. O Dmae informou que essas localidades podem ter casos pontuais pelas interligações dos sistemas. No Cascata, a falta de água ocorre em função de um conserto realizado na noite de quarta-feira (30). Segundo o Dmae, desde que a estação retomou a vazão normal, as equipes estão buscando normalizar os níveis dos reservatórios. A previsão é que o abastecimento normalize durante esta quinta.
O sistema Belém Novo, que atende parte das regiões sul e leste, produz cerca de mil litros de água por segundo – volume que já está no limite para atender as cerca de 250 mil pessoas abrangidas por essa rede. Além disso, outras carências envolvendo capacidade de bombeamento e armazenamento deixam quem mora mais longe da estação de tratamento e em terrenos mais elevados – como na Lomba do Pinheiro – mais tempo sem água. A água precisa percorrer até 20 quilômetros e subir 140 metros para atender aos consumidores mais longínquos.
Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado cobrou esclarecimentos do Dmae pelos constantes casos de falta de água em Porto Alegre.