Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (3), será dada a largada à 22ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes de 2018. Com cerca de 1,5 mil atletas e professores inscritos, as atividades ocorrem até sábado (8) no Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. O objetivo é promover, por meio do esporte, a inclusão, o desenvolvimento e o lazer entre pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Quem quiser, pode assistir as disputas de forma gratuita.
A abertura do evento ocorre às 18h30min, no ginásio do prédio 17 da universidade. A etapa nacional ocorre a cada três anos. Em 2018, a competição vai reunir representantes de 23 Estados, que venceram o torneio em suas localidades.
Serão 11 modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, bocha, futsal, futebol society, handebol e basquete. As disputas vão rolar pela manhã, das 8h às 11h30min, e, à tarde, das 14h às 19h. Os vencedores serão premiados e receberão troféus e medalhas.
As olimpíadas são promovidas pela Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) em parceria com a Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), a Apae Canoas e a Ulbra.
Mais atividades ocorrerão em Porto Alegre
Outras ações estão previstas para celebrar o dia. Em Porto Alegre, o atracadouro da orla do Gasômetro recebe o Porto Orla Acessível. Em uma tenda, serão repassadas orientações sobre os direitos das Pessoa com Deficiência (PCDs), acessibilidade e inclusão social. A ação começa nesta segunda e continua até o dia 7, das 17h às 20h.
Às 17h30min desta segunda, também será lançado o projeto "Mil brinquedos, Mil Sorrisos.BR", que trabalha com brinquedos adaptados, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a instituição Assistiva Tecnologia. Às 18h, o evento terá apresentação de voz e violão com Bruno Schafer.
A ação é realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa) e pela prefeitura da Capital.
Confira a programação:
Segunda-feira, 3 de dezembro
- 14h - Plenária especial do Comdepa - auditório prefeitura POA - Siqueira Campos 1300, 14º andar
- 17h - Porto Orla Acessível - serviços e informações - Pier da Orla do Guaíba
- 17h30 - Lançamento do projeto Mil Brinquedos mil sorrisos - Pier da Orla do Guaíba
- 18h – Show de Bruno Schafer - Pier da Orla do Guaíba
De 3 a 7 de dezembro
- Das 17h às 20h - Porto Orla Acessível - Pier da Orla do Guaíba - tendas de atendimento com informações e distribuição de material
Quarta-feira, 19 de dezembro
- Teatro da Amrigs – Av. Ipiranga, 5311
- 20h - Mostra de fotografias - Projeto Borboletas
- 20h30 - Atitudes que dão Show - Homenagem a personalidades e instituições
- 21h - Show Musical - Marcos Davi, Daniela Bublitz, Gabriel Schuck e Bruno Schafer