Um grupo de moradores de Porto Alegre decidiu chamar a atenção para o estado de conservação das ruas e avenidas da cidade de uma forma diferente na manhã deste domingo (11). A ação foi batizada de Rally Capital dos Buracos, organizado pela Associação Brasileira dos Usuários de Rodovias.
— Pensamos que um protesto da maneira usual como é feito já está saturado. Então optamos por fazer algo criativo, tendo em vista que o cidadão já faz esse rally diariamente —afirmou o presidente da associação Gerri Machado.
De acordo com Machado, a iniciativa teve adesão da comunidade – na página do Facebook, 806 pessoas demonstraram interesse e 203 confirmaram participação – e também recebeu apoio de alguns vereadores e entidades como o Sindicato dos Municipários. Os carros se reuniram no Largo Zumbi dos Palmares e foram adesivados pelos organizadores do evento.
Em nota, a prefeitura de Porto Alegre afirmou que o evento realizado neste domingo é uma "ação política e partidária". A prefeitura aponta o fato de Gerri Machado ser filiado ao PT de Santa Cruz do Sul e também cita a presença de veículos do Simpa (Sindicato dos Municipários) que estiveram no local. Leia a íntegra da nota ao final desta reportagem.
O rally teve início no Largo Zumbi dos Palmares e passará por 22 vias da cidade, entre elas João Pessoa, Azenha, Bento Gonçalves e Assis Brasil. O encerramento será na região do Terminal Triângulo, na zona norte da cidade.
Leia a nota de esclarecimento da prefeitura de Porto Alegre
O “Rally Capital dos Buracos” é, claramente, uma ação política e partidária. O evento foi organizado pela ABUR Brasil – Associação Brasileira dos Usuários de Rodovias, presidida por Gerri Machado, filiado ao PT de Santa Cruz do Sul. Vários vereadores petistas promoveram o “evento” em suas redes sociais. Neste domingo, veículos do Simpa (como mostra a reportagem) estiveram no local.
É notável a melhora nas vias da capital. Desde 20 de abril, quando os trabalhos foram intensificados pela prefeitura, a Operação Tapa-Buracos já realizou 1.400 serviços nas ruas e avenidas de Porto Alegre. Deste total, 537 vias diferentes foram atendidas: em algumas, as equipes passaram mais de uma vez para fazer manutenção em diferentes pontos.
Vale ressaltar que a Operação Tapa-Buracos é uma ação emergencial visto que 85% da malha viária de Porto Alegre já ultrapassou sua vida útil. Paralelo ao trabalho diário de conservação está em fase de finalização projetos inéditos de recuperação e requalificação estrutural da malha asfáltica da cidade. É a primeira vez que está sendo feita uma avaliação estrutural do pavimento antes da repavimentação. Mais informações sobre o assunto no link http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/default.php?p_noticia=999198507
Prefeitura de Porto Alegre