A 11 dias do final do prazo de inscrições, o diretor do Fumproarte, Miguel Sisto, demonstra otimismo em relação ao edital aberto para viabilizar o espetáculo Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal, lançado em julho em parceria entre Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. A seleção destina R$ 350 mil para a montagem cênica baseada na obra Revolução Farroupilha (Mecenas Editora, 2015), do escritor Luiz Coronel e do ilustrador Danúbio Gonçalves.
Segundo Sisto, cinco grupos teatrais vêm buscando esclarecimentos constantemente junto ao Fumproarte, sinalizando que trabalham na formatação do projeto. A maior parte das dúvidas diz respeito ao formato de "ópera rock", que, embora conste em diversos materiais de divulgação do edital, trata-se de "apenas uma sugestão" do presidente da Câmara Municipal, Valter Nagelstein (MDB), idealizador do projeto, esclarece Sisto.
— Algumas pessoas presumem pelo termo "ópera rock" um espetáculo mais ambicioso nos arranjos e na montagem. O termo não está no texto do edital. É apenas uma referência de mistura de estilos. Mais uma sugestão do que um compromisso — declara Sisto.
Após o lançamento do edital, houve críticas de que considerou o formato ultrapassado e de difícil montagem em prazo apertado. No site do Fumproarte, o texto de apresentação do edital diz que "a expectativa é de receber propostas nos moldes de uma 'ópera rock', unindo a tradição gaúcha a elementos contemporâneos na montagem". O texto do edital, todavia, fala apenas em "espetáculo cênico, mediante a combinação de música, dança e dramaturgia, utilizando o texto de Luiz Coronel."
— O fundamental é misturar elementos. O tradicional com o novo. E pelo que temos visto, podemos esperar composições bem surpreendentes de gente muito qualificada e conhecida na cidade — projeta Sisto.
As inscrições se encerram em 20 de agosto. Ainda não há projetos inscritos, mas, segundo o Fumproarte, é natural que os projetos sejam inscritos nos últimos dias ou até nas últimas horas do prazo. A proposta vencedora será conhecida em 6 de setembro e, após prazo para eventuais recursos, confirmada em 18 de setembro. O edital prevê três apresentações ao ar livre e 10 em escolas públicas até o final do ano.